top of page

A COMUNIDADE DO BONETE

Praia do Bonete - Localizada ao Sul da ilha possui acesso por terra apenas para pedestres, caminhando por uma trilha de aproximadamente 12 km de extensão que se inicia na Ponta de Sepituba, Bairro de Borrifos, passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando diversas cachoeiras com águas cristalinas, entre elas a da Lage e a do Areado. A caminhada dura de 4 a 6 horas e exige boa forma física, percorrendo terreno acidentando e muitas vezes íngreme.

Considerada pelo respeitado jornal britânico "The Guardian" uma das dez praias mais bonitas do Brasil, esta praia de areias claras e mar agitado é habitada pela maior comunidade tradicional caiçara do município. Sua orla é ladeada de árvores chapéu de sol, e o mar, com ondas transparentes formadas pelo vento sul, onde chegam a ter 3 metros e faz a alegria dos surfistas.

Outra maneira de chegar ao local é pelo mar, navegando em tradicionais canoas caiçaras ou barcos de passeio, contornando a Ponta da Sepituba, no extremo Sul da ilha. Os habitantes da comunidade local procuram manter suas tradições caiçara e trabalham para a preservação e riqueza da natureza, bem como de suas raízes culturais. Ao visitar a comunidade do Bonete seja responsável e respeite os moradores locais. O ecoturismo deve gerar benefícios para o turista e também para aqueles que o recebem !

É recomendável o acompanhamento dos monitores ambientais.

Imagem%20(1).JPG

Curiosidades

  • Esta praia foi primeiramente ocupada há 1.050 anos pelos povos sambaquieiros, ou seja, grupos que construíam os “sambaquis”: monumentos funerários feitos de conchas nos quais eram sepultados os mortos.

  • Chama-se Bonete devido ao lugar ter sido uma sesmaria, terras distribuídas a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar em áreas virgens, e cedido em 1608 ao colonizador Antônio Bonete.

  • Tem um rio que deságua na praia chamado Nema.

  • Conta com cerca de 70 famílias, sendo a maior comunidade caiçara do arquipélago, com tradições e costumes típicos.

  • A padroeira da comunidade é Santa Verônica, tendo uma imagem na capela local. E comemora-se seu dia em 9 de julho com várias atividades como levante de mastro, novenas testadas em latim e quermesse com apresentações musicais, brincadeiras e comida local.

  • Lugar ideal para amantes da natureza, e também de esportes aquáticos como surf, remo e mergulho.

  • A praia tem cerca de 600m de extensão, cobertas por árvores chapéu de sol.

  • Os pontos mais próximos são a Cachoeira do Poço Fundo e a Toca do Negro, mirante antigo e vista maravilhosa, que serviam de abrigo para os escravos.

IMG-20190922-WA0029.jpg
IMG_20191016_162726588_HDR.jpg
WhatsApp Image 2020-10-13 at 11.22.53.jpeg
Rio Nema Bonete
RSCN1041.JPG
Mergulho.jpg
WhatsApp Image 2022-03-16 at 14.20.09.jpeg
bottom of page